Aconteceu no Passos em 2013 / 2014

Junho 2014

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO


V Fórum  Pedagógico  TEIP - PASSOS  XXI
Almoço / Convívio com a participação do 11º Ano Turma E - fotografias facultadas pela Professora Alfreda Fonseca


3º Período
Exposição de trabalhos de Educação Visual

Autorretratos / Memória Futura

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem



No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano, e integrados no projeto "A Cor e a Memória", os alunos do 9º Ano Turmas A, C, D, desenvolveram trabalhos de investigação em Tecnologias da Imagem no âmbito da Arte e seguidamente de pintura de autorretratos em Educação Visual. As obras estiveram patentes na Escola Passos Manuel na semana de encerramento do ano letivo 2013/2014.

Parabéns aos "Artistas"!
Até à vista!

Prof. Isabel Martins


Turismo em Cascais
20 de Junho


O 10ºF, turma do Curso Profissional de Turismo, fez duas visitas de estudo, acompanhados pelas Docentes Maria Antónia Alvaredo e Simone da Silva Oliveira, uma a Sintra e outra a Cascais e sobre elas, os alunos fizeram dois vídeos.
Este que se apresenta é o da visita de estudo a Cascais.
Momentos bem passados, culminando um ano de trabalho!
Prof. Isabel Martins

RadioNovela "Estrelas com Pão"


A RadioNovela "Estrelas com Pão", criada na aula de Voz da Professora Inês Nogueira, inspirou-se nos programas antigos de radio como os Parodiantes de Lisboa. Mas, ao contrário dos programas de radio de antigamente, este programa é todo criado pelas vozes e talento dos alunos do 11ºano-turma E: "Os ArtisTógatos" e para ser transmitida, assim que possível, na "Radio Passos Manuel: Onde a Musica é a Granel".
Prof. Inês Nogueira

Canoagem
6 de Junho


Acompanhados pela Diretora de Turma Professora Alfreda Fonseca e pelos Professores Orlanda Oliveira e Hugo Catarino, o 10º A foi em 6 de Junho numa "expedição" à canoagem no Estádio Nacional, em que todos ficaram molhados pela chuva intensa desse dia. Nada que impedisse os alunos de aprender e de se divertirem. Na realidade... era apenas um pouco mais de água...
 A visita de estudo foi um sucesso!
Prof. Isabel Martins


Aula Extraordinária
5 de Junho



No dia 5 de Junho o 10º A, turma de que é Diretora de Turma a Professora Alfreda Fonseca,  teve uma aula extraordinária.... Foi a Mãe da Sara que lhes deu a aula! E que excelente aula! Genética, que os alunos ouviram com a maior das atenções.
Obrigada!
Prof. Isabel Martins


Fausto
26 e 27 de Maio | 2, 3 e 9 de Junho - 15h


  Espetáculo do turno 1 de Movimento da turma do 10º ano do CPArtes do Espectáculo.

Prof. Fernando Rebelo

Atelier de Cinema - 100 anos de Juventude
11 e 18 de Maio

No âmbito do Atelier de Cinema, 100 anos de Juventude, realizou-se nos dias 11 e 18 de Maio (das 9h00 às 17h30) a rodagem do filme-ensaio. As filmagens decorreram no Miradouro de S. Pedro de Alcântara e algumas ruas do Bairro Alto.

O tema trabalhado este ano - pelos alunos franceses, portugueses, italianos, espanhóis, ingleses, alemães, brasileiros, cubanos e austríacos - foi o "Plano-sequência".

O filme resultante será apresentado na Cinemateca Francesa em Paris, no encontro das escolas envolvidas neste projeto, entre os dias 4 e 7 de Junho de 2014.
Prof. Isabel Zagalo


Concurso de Leitura Expressiva
29 de Abril - 7 de Maio


Apresentação dos alunos do 9º Ano e CEF3 - Vencedor o aluno do 9º Ano Turma C João Arantes


Teve lugar em Abril o Concurso de Leitura Expressiva da Escola Básica e Secundária Passos Manuel a que concorreram alunos dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do ensino Secundário.
Integrada na Sessão Solene de encerramento das Atividades da Semana das Línguas em 7 de Maio,  de que foi responsável o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos, a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso e dos certificados a todos os alunos que representaram a sua turma esteve a cargo do nosso Diretor do Agrupamento.



Parabéns a todos!
Prof. Isabel Martins

2º Período


PANOS - Os Anjos Tossem Assim
3 de Abril - 21h | 4 de Abril - 11h


Sinopse
1. Um terraço onde convivem vontades diversas. Um terraço povoado de vidas. Uma cidade em estado de sítio. A gaivota morta e o peixe que não o chega a ser.
Um Chefe de uma Nação que pode ser em qualquer parte.
Uma raiva que vai crescendo e que dispara para todos os lados: para os amigos, para a namorada e que há-de avolumar-se até chegar à solução que faz lembrar o atentado de Sarajevo contra o arquiduque e que despoletou a chamada 1ª Guerra Mundial da qual decorrem atualmente 100 anos.
Memórias.
O Teatro dentro do teatro.
A gaivota empalhada – impedida de voar. A metáfora da liberdade tolhida? Aqueles atores forçados a uma representação que não lhes dá voz própria, que não lhes dá asas?
Jó, Nina, Eva, Fred, Piotr e Ana – atores à força.
Eles arrotam assim. A água que ingerem força-os a isso. Sem vontade.
2. Um desafio. Pôr em cena estas personagens, este texto. Com os recursos mínimos.
Construir um espetáculo com vontades, apenas. A vontade de que o Teatro nesta escola possa voar para além do Curso Profissional de Artes do Espetáculo e se torne num momento de união dos vários alunos que a frequentam.
3. E assim vão tossindo os anjos...

Ficha Artística:
De: Sandro William Junqueira
Encenação: Fernando Rebelo / Leonor Carrilho
Espaço cénico: Fernando Rebelo / Leonor Carrilho
Operação de Luz: Fernando Rebelo
Ambiente sonoro:
Leonor Carrilho
Design Gráfico: Adriano Filipe
Vídeo: 3VilGenius
Interpretação: Ana Bento/Ana Mara Silva/ Daniel Matos/ Daniel Mendes/ Fábio Andrade/
Fátima Ves/ Inês Cláudia Nunes/Jéssica Gomes / Leonardo Simoa/ Marta Pina / Miguel Cor- reia /Nádia Rodrigues/ Pedro Martins/ Raquel Vieira/ Rui Ribeiro
Produção: Liceu Passos Manuel/ Fernando Rebelo / Leonor Carrilho / alunos do Curso Profis- sional de Turismo

60 Min./ M 12

Os Anjos Tossem Assim - Folha de sala
Prof. Fernando Rebelo, Prof. Leonor Carrilho


Apresentação do Orçamento Participativo Escolar a alunos do 8º Ano
21 de Março


No Liceu Passos Manuel, decorreu uma aula muito especial: os alunos de uma turma do 8.º ano tiveram oportunidade de saber em que consiste o Orçamento Participativo (OP) Escolar e como podem apresentar as suas ideias para Lisboa.
Notícia C.M.L.


Exposição de trabalhos de Educação Visual

ARTE

Articulação História / Educação Visual / Tecnologias da Imagem


No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativos a Discurso, os alunos do 9º Ano Turmas A, C, D, desenvolveram trabalhos de investigação em Tecnologias da Imagem e seguidamente de pintura "à maneira de…" enquadrada no programa de História, que se apresentam.


A exposição esteve patente na Escola-sede em Março/Abril de 2014.
Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Martins



Visita de estudo ao Teatro
18 de Março de 2014

Companhia de Teatro O SONHO
http://www.osonho.com/
O Sonho no Facebook

No dia 18 de março de 2014, as turmas do 9º ano da escola Passos Manuel foram assistir a uma peça de teatro que decorreu no Auditório do BES, no Cais do Sodré.

Os alunos, acompanhados por alguns professores, saíram da Escola pelas 9h50m e chegarem às 10h00m ao destino. A peça intitula-se “Os Lusíadas (de Calções)” e foi representada pela Companhia O Sonho. O autor do texto da peça assistida é Né Campelo e o encenador Ruy Pessoa.

O espetáculo é uma comédia escrita com o propósito de homenagear o maior escritor lírico e épico de Portugal (e na opinião de muitos, do mundo), Luís de Camões. Com esta peça, a companhia O Sonho conseguiu que os jovens do Passos, que estudam de momento o texto “Os Lusíadas”, o compreendam melhor e gostem do mesmo. O texto, abordando de uma forma rápida o original e com um estilo leve, juvenil e algo corriqueiro, percorre a epopeia de Camões dando especial relevo à narrativa da viagem desde a partida dos marinheiros da praia de Belém até a chegada à Índia, passando por Mombaça, Melinde e por fim, fazendo o retorno à Pátria Lusitana, sem esquecer antes a Ilha dos Amores. O texto fez rir bastante os alunos, apresenta-nos uns Lusíadas atuais, satirizando, por vezes, excessivamente (na opinião de alguns) os povos estrangeiros e (des)tratando alguns episódios do original. No fim do espetáculo, alunos e professores regressaram à Escola, chegando por volta das 13h30 para desfrutarem do seu almoço.

Na minha opinião, a peça obteve os seus frutos, pois ajudou muitos alunos a perceberem o magnífico poema épico do Renascimento e até a gostarem, pois apesar de Camões escrever de uma forma muito lírica e o texto ser muito extenso, o poeta apenas quis exaltar o(s) valor(es) do povo português, que nos tempos de hoje necessita(m) de ser novamente lembrado(s).

João Duque Nº 11, 9º A


Escola Segura na Escola
26 de Fevereiro de 2014

Fotos e vídeos realizados pelos alunos do 9º Ano Turma C
Joana Gonçalves e João Arantes

As Equipas do Programa Escola Segura da 1ª Divisão, levaram a efeito dia 26 de Fevereiro de 2014, a partir das 09H30, na Escola Básica e Secundária Passos Manuel diversas atividades no âmbito do Carnaval devidamente articuladas com a Direção do estabelecimento de ensino, nomeadamente:
  • Ações de Sensibilização com a temática “Bombas de Carnaval” - ministradas por Equipa do Programa Escola Segura da 1ª Divisão e por Equipa do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança a Subsolo a Turmas 3º Ciclo e do Secundário;
  • Demonstração de Meios - demonstrações realizadas por Equipa de Intervenção Rápida da 1ª Divisão e demonstração realizada pelo Grupo de Operações Cinotécnicas da Unidade Especial de Polícia.
  • Exposição de Meios: exposição de meios estáticos, composta por veículos de duas e quatro rodas, incluindo motos da Divisão de Trânsito da PSP, dois “Roll Up” do MIPP da PSP e Placar Policia Ladrão.
  • Distribuição de Panfletos - distribuição de panfletos sobre diversas temáticas com especial relevância do Carnaval em Segurança aos alunos e a pais.
Os alunos aderiram bem às atividades propostas e foi um dia muito instrutivo e bem passado.
Prof. Isabel Martins (D.T. 9º C)


Exposição ‘Marta & José’ no Camões, IP

26.02.2014

São desenhos, pinturas, colagens, bonecos, maquetas e montagens. Foram feitos por alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares. E podem ser vistos nas instalações do Camões, IP, no nº 3 da rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, entre 25 de fevereiro e 11 de março.

As obras dos jovens artistas estão integradas na exposição ‘Marta & José,’ uma iniciativa da Plataforma LX, que convida o público a percorrer as ruas de São José e Santa Marta, em Lisboa, e «descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro» de Lisboa.

Com efeito, obras criadas pelos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico São José e Luísa Ducla Soares «saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona» em cerca de 60 locais, afirmam os organizadores.

A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada e financiada pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objetivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José/Santa Marta.

Através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, aquela plataforma em linha pretende dar um contributo à «aquisição e sensibilização de novos públicos» para a arte contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

Ao acolher a exposição, o Camões, IP, dá sequência  à parceria celebrada com a Plataforma LX, que prevê a participação deste instituto público em atividades viradas para a comunidade do bairro de Lisboa em que está sedeado.


EXPOSIÇÃO ‘MARTA & JOSÉ’
24 DE FEVEREIRO – 11 DE MARÇO
MONTRAS DE SÃO JOSÉ & SANTA MARTA

 A Plataforma LX convida-o a vir percorrer as ruas de São José e Santa Marta e descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro. As obras criadas pelos alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona, bem como o espaço do Camões – Instituto da Cooperação de da Língua, na Rua Rodrigues Sampaio, 3. Esta exposição é um circuito pelas ruas deste bairro que pode ser visitada a qualquer hora do dia, durante duas semanas.
rua
Projeto financiado por – Programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa | Apoio - Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado,
Comércio Tradicional de São José e Santa Marta | Parceria - Camões - Instituto da Cooperação e da Línga, I.P., Junta de Freguesia de Santo António, Dress for Success


A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada pelo programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objectivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José / Santa Marta (eixo), através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, que contribua para aquisição e sensibilização de novos públicos e uma aproximação da mesma à Arte Contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

www.plataformalx.pt

rua



Exposição de trabalhos de Educação Visual

PERSPETIVAS

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem


No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativas a Técnicas os alunos
desenvolveram as suas próprias propostas, que se apresentam.


A exposição esteve patente na Escola-sede até final de Fevereiro de 2014.

Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Martins

103º Aniversário da Escola Passos Manuel
no atual edifício
9 de Janeiro de 2014

Cartaz: Prof. Isabel Martins

103 Aniversário da Escola Passos Manuel - Reportagem TVI no Jornal das 8



1º Período


MY CITY, MY EUROPE, OUR FUTURE
Poster
(clique para aumentar)

TÍTULO DO PROJECTO: “My city, my Europe, our Future”
COMPOSIÇÃO DA PARCERIA : COLEGIO CORAZÓN DE MARÍA (ESPANHA/GIGÓN); ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PASSOS MANUEL (PORTUGAL/LISBOA); ENSEMBLE SCOLARIE SAINT GENÈS (FRANÇA/BORDEAUX); GYMNÁZIUM, PRAHA 2, BOTICSKÁ 1 (REPÚBLICA CHECA /PRAGA); GOETHE-SCHULE BOCHUM, STÄDTISCHES GYMNASIUM (ALEMANHA/BOCHUM).
RESUMO DO PROJETO: O projeto Comenius intitulado “My city, my Europe, our Future” está enquadrado numa Parceria Multilateral entre Escolas, subsidiado pela Agência Nacional PROALV, com a participação de 5 escolas de diferentes nacionalidades, cumprindo um ciclo de trabalho de 2 anos de setembro de 2012 a julho de 2014. O projeto é monitorizado pela PROALV em 2 momentos do seu ciclo.

A professora coordenadora deste projeto, Mónica Simão de Oliveira, tem uma vasta experiência em parcerias europeias, acumulando uma experiência de 16 anos, em programas educativos financiados pela UE, complementada pela utilização da plataforma etwinning e pela formação com valor acrescentado europeu, nomeadamente: “Reading the cities” promovida pela organização sueca Tinta Education na região da Toscana/Itália e “Outdoor Education” promovida pela universidade de Linkoping/Suécia.

Este projeto tem como objetivo promover, uma discussão coletiva, centrado na cidadania ativa, apela à participação de Jovens Europeus encarando a nova realidade económica do séc XXI: Passado, Presente e Futuro. É Tempo de crise? Tempo de desafios, ideias e ações. Grande compromisso: Inovação, Sustentabilidade e Solidariedade. No desenvolvimento deste projeto vamos tentar dar visibilidade a cada uma das regiões/cidades/países, através da troca de experiências, considerando que todas as cidades europeias se podem transformar pela ação dos jovens, no âmbito do ambiente, e sustentabilidade social através da inovação, empreendedorismo, voluntariado e novas formas de participação. Este projeto pretende desenvolver produtos inovadores e originais que consigam ter um impacto real não só na cidade como na consciência de cidadania europeia (Vídeo/Exibição fotográfica; Sondagens de opinião aos jovens; Atividades de solidariedade). A mobilidade de estudantes e professores torna-se essencial como forma de promover um futuro coeso baseado na tolerância e respeito por outros povos e nações. A conferência final – Congresso de jovens servirá como ponto de encontro para estudantes e professores, dando espaço ao debate sobre o uso dos produtos e resultados da parceria e às trocas de boas práticas/experiências, promovendo assim um aumento da qualidade dos processos educativos.

Trabalho final da EBS Passos Manuel, elaborado pelas turmas 9º C e 9º E, etapa WHERE WE LIVE

ATIVIDADES E PRODUTOS: As principais atividade e produtos resultantes desta parceria serão carregados após conclusão do projeto, na plataforma europeia European Shared Treasures, para consulta pública seguindo regras e normas muito estritas.
Saliente-se no entanto das várias etapas concluídas, a possibilidade de consulta online no blog
 http://2e2sao5.blogspot.pt/search/label/Comenius:
- Da Apresentação do Agrupamento Baixa Chiado (etapa WHO WE ARE) com recurso a fotos e materiais cedidos pelos representantes dos diversos grupos disciplinares e demais estruturas pedagógicas;
- Do Vídeo da cidade Lisboa (etapa WHERE WE LIVE) com especial ênfase nos elementos urbanos;


A etapa  “HOW WE LIVE” pode ser consultada após inscrição no Pinterest seguindo os links:
FRANCE: http://pinterest.com/rtacomenius/comenius-bordeaux/;
PORTUGAL: http://pinterest.com/quikasimao/comenius-lisboa/;
CZECHREPUBLIC: http://pinterest.com/zuzu247/comenius/;
GERMANY/SPAIN: http://pinterest.com/monterorafael/comenius/ .


Na nossa escola participam alunos de diversas turmas e de diversos anos de escolaridade, sob orientação da equipa pedagógica, nomeadamente dos 8º, 9º, 10º e 11º anos de escolaridade integrando sempre que possível as atividades nas disciplinas curriculares de Matemática, TIC, Língua Portuguesa, Inglês, Educação Visual, Física e Química, Educação Física e Geografia. 

Desta forma a equipa pedagógica necessita de aplicar critérios de seleção na mobilidade de alunos, que se prendem não só com a presença no quadro de honra/excelência mas também com a observação atenta do percurso escolar do aluno, com especial enfoque na participação ativa e na cooperação em diversas atividades propostas no âmbito deste projeto e de outras atividades interdisciplinares, diminuindo sempre que possível o impacto na realização de provas/exames nacionais com data próxima ou coincidente com as mobilidades.
Prof. Mónica Simão de Oliveira


Desporto Escolar



Os Alunos e os Professores do Passos andam a passo mas não só...  Eles correm, saltam e jogam defendendo as "nossas cores"!
Assim, realizou-se no dia 14 de Novembro de 2013 uma Maratona de Futsal e em 11 de Dezembro mais um Corta-Mato, provas muito concorridas!


Nos encontros com outras escolas houve ainda a destacar:
Voleibol - Juniores Fem (27/11, na Escola Passos Manuel)
Basquetebol - Juvenis Masc (7/12, na Escola Passos Manuel)
Futsal - Juvenis Fem (7/12, na Escola Azevedo Neves);
Futsal - Juniores Masc (14/12, na Escola Pedro Nunes);
Voleibol - Juniores Masc (14/12, na Escola Passos Manuel).
Podem consultar aqui os resultados:
Resultados Maratona Futsal 2013
Relatório Atividade Voleibol Feminino

Estão todos de Parabéns!
Informação fornecida pelo Prof. Hugo Loureiro


Exposição de trabalhos de Educação Visual

A VISÃO

ILUSÕES ÓTICAS

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem


7º Ano Turma V, 9º ANO TURMAS A, B, C, D
No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 7º Ano turma V e 9º Ano relativos a Representação, os alunos, partindo de obras da sua preferência realizadas por artistas como Maurits Escher, Josef Albers, Victor Vasarely, Bridget Riley, Richard Allen e outros, desenvolveram as suas próprias propostas, que se apresentam.
A exposição esteve patente na Escola-sede até meados de Janeiro de 2014!

Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Zagalo e Prof. Isabel Martins